Descubra como Fazer uma Horta Vertical Para sua Casa

como Fazer uma Horta

As hortas verticais surgem como uma alternativa para incorporar o verde em pequenos espaços residenciais. Além disso, ter alimentos frescos em casa é um grande incentivo para se alimentar melhor. Por esses motivos, cada vez mais pessoas querem saber como fazer uma horta vertical em casa, pois esse projeto proporciona tudo isso: alimentos frescos e economia de espaço.

Para que você possa aproveitar algum cantinho da sua casa e ainda ter uma alimentação mais saborosa, vamos dar todas as dicas que você precisa saber para montar uma horta em casa. Aqui você vai ver qual o melhor local para colocar até dicas de vegetais que você pode cultivar com mais facilidade.

 

Além de tudo isso você também terá acesso a um passo a passo bem legal de horta suspensa, e ainda poderá se inspirar em várias ideias para criar um modelo de horta só seu. Continue com a gente para aproveitar todas as dicas.

 

Qual o melhor local

onde colocar o jardim vertical

Por conta da grande incidência de sol, a varanda é o local mais indicado para a montagem de uma horta vertical. Mas, quem não conta com espaço em casa, como é o caso de quem mora em apartamento, pode aproveitar qualquer cantinho que tenha uma boa luminosidade natural. Locais próximos à janela são ideais.

O que plantar

hortinha caseira com plaquinhas

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que plantar em uma horta caseira. Se este é o seu caso, confira abaixo algumas opções de vegetais fáceis de cultivar.

Hortaliças

As hortaliças são uma boa pedida para as hortas caseiras. Algumas opções de fácil cultivo, e que cabem em pequenos espaços, são a salsinha, a cebolinha, o coentro e a alface. Já as hortaliças de folhagem maior, como é o caso da couve e da acelga, podem precisar mais espaço para se desenvolverem.

Frutos

O tomate cereja e o quiabo são frutos de fácil cultivo e ideais para pequenos ambientes. É sempre bom ter tomate em casa, um vegetal saboroso e excelente para saladas e molhos.

 

Raízes

Os vegetais classificados como raízes, como é o caso da cenoura e do rabanete, também são boas opções para as hortas verticais. Como as raízes crescem debaixo da terra, é importante que o vaso usado para o plantio tenha uma quantidade suficiente de terra. Os vasos muito rasos não são recomendados.

Se você gostou das dicas de plantas, então você vai amar saber como montar uma horta vertical em casa. Confira logo abaixo.

Como montar uma horta vertical

As hortas verticais podem ser montadas de diferentes jeitos e com os mais variados materiais. A hortinha caseira de garrafa pet, por exemplo, é uma boa pedida para quem precisa de uma alternativa econômica e acessível.

horta com caixa de leite

Quem curte essa pegada de reciclagem, também pode usar materiais alternativos para fazer o plantio dos vegetais. Assim, materiais como caixa de leite, pneus velhos e latas de leite podem substituir os tradicionais vasos de plantas e render belos espaços verde. Se você gostou das dicas, confira abaixo um tutorial completo para fazer uma horta vertical em casa.

Horta Vertical Passo a Passo

pendure os vasinhos na placa de madeira

Você vai ver como fazer uma horta de condimentos para usar na cozinha ? ou em qualquer outro lugar que tenha janela e boa iluminação. Esse projeto é tão simples que qualquer um pode colocá-lo em prática.

Para fazer a horta, a madeira usada como suporte pode ser rústica, pintada ou mesmo estar ao natural. Se você prefere algo diferenciado, você pode transformar a peça de madeira em uma espécie de quadro negro. Se você gostou da dica, fique com a gente para ver como fazer uma hortinha moderna e despojada com pintura lousa.

Materiais Necessárioshota verical materiais

  • Baldinhos galvanizados ou latas recicladas
  • Corda
  • Tábua de madeira com cerca de 3 cm de espessura e medindo aproximadamente 15 cm x 90,0 cm
  • Chave de fenda
  • Martelo
  • Pregos
  • Tinta spray ou esmalte base água na cor preto fosco
  • Giz branco
  • Terra para o plantio
  • Mudas ou sementes de temperos

Passo a Passo

1. Com a chave de fenda e o martelo, faça dois furos na extremidade do balde.

fure os baldinhos de aco

É importante fazer uma boa abertura, pois é justamente nesses furinhos que será inserida a corda.

baldinho de aco com furo

2. Mude ou plante os temperos nos baldes. Use um recipiente para cada espécie de hortaliça e não exagere na quantidade de mudas ou sementes.

3. Depois do plantio, faça as alças dos baldinhos usando a corda. Para isso, corte pedaços de corda de aproximadamente 40 cm, passe nos furos e prenda dando alguns nós.

passe o giz na placa de madeira

4. Com a tinta preta, pinte a placa de madeira e deixe secar.

5. Com a peça seca, passe o giz branco por toda a madeira para dar o efeito de quadro negro.

encaixe os pregos na madeira

6. Bata os pregos na tábua deixando aproximadamente a mesma distância entre eles. Feito isso, o suporte da horta vertical estará prontinho, aí é só você pendurar os vasinhos contendo os deliciosos temperos.

horta vertical na parede

O legal dessa ideia é que a placa de madeira pode ser levada para vários lugares. Ela pode ficar apoiada em um balcão, ser fixada na parede ou até mesmo no peitoril da janela. Além disso, esse é um projeto muito econômico.

Se você gostou dessa ideia, confira abaixo mais 5 modelos lindos e criativos de jardim vertical. Você verá ideias fantásticas que podem ser usadas em diferentes cantinhos da casa ou do apartamento.

5 Inspirações de horta vertical

1. Hortaliças em latas

horta vertical com latas recicladas

2. Hortinha com potes de vidro

horta vertical com potes de vidro

3. Horta na varanda

horta vertical prateleiras de madeira

4. Horta portátil feita com canecas

horta vertical ervas em canecas

5. Horta dentro de casa

horta vertical dentro de casa

Como você viu, não é preciso contar com grandes espaços para ter ervas e temperos fresquinhos sempre à mão. Com a horta vertical, até os menores ambientes podem ser aproveitados de maneira útil e inteligente.

Deixe um comentário contando o que você achou das dicas.

 

Seja o primeiro(a) a comentar

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*